Skip to content

Planejamento Previdenciário: o que é e por que vale a pena?

planejamento previdenciário

Entenda o que é Planejamento Previdenciário para aposentadoria do INSS, e por que você deve fazer um em 2023

O Planejamento Previdenciário é um serviço que busca organizar e preparar a aposentadoria de forma que obtenha uma melhor renda no momento da aposentadoria. Este serviço também garante que o trabalhador se aposente de maneira ágil e não tenha a surpresa de ter a aposentadoria negada ao dar entrada no INSS.

Como funciona a aposentadoria pelo INSS?

O INSS é o Instituto Nacional de Seguridade Social do Brasil. É um órgão governamental responsável pela administração dos benefícios da seguridade social no Brasil, incluindo aposentadoria, invalidez e benefícios de sobrevivência. O INSS é financiado por uma combinação de contribuições do empregado e do empregador, bem como por subsídios do governo.

Quando o trabalhador vai se aposentar ele pode acessar o aplicativo e dar a entrada em seu pedido de aposentadoria sem ajuda nenhuma.
Porém o INSS não avalia a norma mais favorável para o beneficiário e nem tem acesso alguns tipos de documentos que podem impactar no valor do benefício.

 

Como o Planejamento Previdenciário pode ajudar?

Sem o conhecimento adequado, a diferença no valor da aposentadoria pode chegar até 80% a menos em alguns casos. Uma vez aceito o primeiro benefício, a reversão é quase impossível.

Com o apoio de um Advogado Previdenciário para realizar o seu cálculo, você pode chegar ao benefício máximo da sua aposentadoria, analisando sua trajetória profissional e anos de contribuição não computados. Além disso, um advogado especialista em INSS pode traçar uma estratégia de aumento de contribuição ou do momento da aposentadoria para elevar o valor do benefício.

 

Quem deve fazer o Planejamento Previdenciário?

O planejamento previdenciário é útil para todo mundo que contribui para a previdência social e deseja garantir uma aposentadoria mais favorável e com mais segurança financeira no futuro.

Aqui estão alguns exemplos de profissionais que devem considerar o planejamento previdenciário antes de solicitar a aposentadoria:

  • Trabalhadores com registro em carteira;
  • Empresários que contribuem de forma autônoma para o INSS;
  • Servidores públicos que contribuem para o regime próprio;
  • Professores, que possuem direitos previdenciários e trabalhistas específicos;
  • Profissionais da área da saúde, como médicos, que frequentemente possuem múltiplos vínculos empregatícios e podem ter direito a tempo especial.

Enfim, todo profissional que contribui com o INSS pode se beneficiar de um bom Planejamento Previdenciário. O momento para buscar este tipo de serviço é mais ou menos de 5 a 10 anos antes de se aposentar, mas pode ser realizado com mais antecedência, em qualquer momento da vida profissional do contribuinte.

 

Dicas gerais para se aposentar melhor pelo INSS

Consultar um especialista em Direito Previdenciário é a melhor dica para quem pretende se aposentar pelo teto. Além disso, aqui estão algumas dicas sua aposentadoria pelo INSS:

  1. Comece a planejar com antecedência. Quanto mais cedo você começar a planejar, mais tempo terá para economizar e contribuir para o INSS.
  2. Certifique-se de que você entende os requisitos de elegibilidade para os diferentes tipos de benefícios.
  3. Acompanhe seu histórico de rendimentos e o número de anos em que pagou contribuições.
  4. Considere fazer contribuições voluntárias para o INSS.
  5. Mantenha-se informado sobre os desafios enfrentados pelo sistema de seguridade social brasileiro.

 

Saiba agora se você precisa de um planejamento previdenciário ou se conseguimos resolver seu caso em apenas uma consulta?

 

A importância da antecipação no Planejamento Previdenciário

Você pode iniciar o planejamento previdenciário com bastante antecedência. Se sua aposentadoria esteja programada para daqui a 10 anos, iniciar o planejamento desde já trará inúmeros benefícios.

O Planejamento Previdenciário permite que você faça ajustes estratégicos na sua contribuição, conforme necessário, com o objetivo de maximizar seu benefício no momento da aposentadoria.

Com 5 anos ou menos, nossa margem de manobra já começa a ficar limitada, exigindo uma contribuição muito alta anos antes da aposentadoria, podendo até inviabilizar esta estratégia.

Com 10 anos pela frente, você tem tempo para analisar sua situação, identificar oportunidades e adotar estratégias que beneficiem sua aposentadoria. Ter um advogado especialista em Direito Previdenciário ao seu lado nesse processo pode fornecer orientações valiosas e garantir que você esteja tomando as melhores decisões.

Além disso, é fundamental compreender o cálculo do valor da aposentadoria pelo INSS e buscar formas legais de aumentá-lo. Isso pode envolver o aproveitamento de períodos de trabalho especiais, a inclusão de contribuições não contabilizadas e outros fatores que podem impactar no fator previdenciário.

 

Como o advogado especialista em INSS faz essa análise?

O conhecimento e a experiência de um bom advogado previdenciário, por si só, já o permite notar possibilidades, situações e alternativas que vão ajudá-lo a aumentar o beneficio.

Além disso, existem softwares especializados facilita o acesso e importa inúmeros dados do beneficiário, que não são computados automaticamente pelo INSS, como CNIS, a Carta de Concessão, HISCRE – Histórico de Créditos, que vão fazer toda diferença no seu Planejamento Previdenciário, corrigindo o cálculo previdenciário.

Tipos de Cálculos realizados em um processo de Planejamento Previdenciário:

  • Planejamento Futuro com ROI e Gráfico
  • Revisão da Vida Toda com Valor da Causa
  • Agrupamento dos Salários de Contribuição
  • Complemento de Contribuição no Planejamento
  • Cálculo da Renda Mensal (RMI) pelas Regras Transição EC103/19 Relatório
  • Cálculos com Períodos Especiais e Concomitantes

E além disso, outras análises que podem ser realizadas para possíveis revisões:

  • Vida Toda pelo Tema 999/STJ (Salários anteriores a Julho/1994);
  • Revisões provenientes de sentenças ou acordos trabalhistas;
  • Buraco negro;
  • Buraco verde;
  • ORTN / OTN;
  • Artigo 58 dos ADCT, da CF / 88;
  • Alteração de alíquota de auxílio acidente;
  • Aumento da alíquota da pensão por morte (isonomia);
  • Inclusão do 13º salário no PBC;
  • IRSM de fevereiro de 1994;
  • Artigo 29, II da LBPS;
  • MP 242/05;
  • Teto, (EC 20 e EC41);
  • Pensão de óbito ocorrido antes da Lei 9528/97;
  • Mudança no teto de 20 para 10 salários, (LEI 7787/89);
  • Melhor renda na pensão por morte;
  • Segurados com atividades concomitantes;
  • Artigo 29, § 5º da LBPS;
  • Precatório/RPV (Tema 96 – Juros / Tema 810 – Correção);
  • Cálculo das diferenças não recebidas (Retroativos)

A análise realizada por um advogado especialista em planejamento previdenciário envolve uma avaliação detalhada da situação previdenciária do indivíduo. É importante ressaltar que cada caso é único, e a análise realizada pelo advogado especialista será adaptada às circunstâncias específicas do indivíduo. Portanto, contar com a expertise desse profissional é fundamental para obter uma análise abrangente e precisa, bem como para receber orientações personalizadas para um planejamento previdenciário eficaz.

 

Ainda tem dúvidas se você precisa de um Planejamento Previdenciário?

Agora que você compreende melhor o que é o planejamento previdenciário e 2023 é a hora de agir e se preparar para sua aposentadoria com segurança. Entre em contato comnosso especialistas em direito previdenciário e marque hoje sua consulta on-line!

Gustavo Paviotti
Advogado Previdenciário

ATENDEMOS TODO BRASIL

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais
Conheça nosso trabalho
Localize no Site
Notícias Recentes
Categorias relacionadas:
Palavras chave:
Mais Lidas

Artigos Relacionados

Pensão Alimentícia em Atraso

INTRODUÇÃO   A pensão alimentícia é um tema de grande importância tanto no âmbito jurídico quanto no social, uma vez que
Leia mais >

Divórcio: tudo o que você deve conhecer

Tudo o que você precisa para se divorciar do seu cônjuge: primeiros passos, formas, documentação, etc. Se o seu casamento está
Leia mais >
Demissão por justa causa

Saiba tudo sobre Demissão por Justa Causa

Demissão por Justa Causa: o que diz a lei e principais motivos para aplicar a penalidade! A demissão por justa causa
Leia mais >